sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

domingo, 19 de dezembro de 2010

I SARAU DO GRUPO D’ARMAS DE ARTE E CULTURA


Teria sido uma noite como outra qualquer, aquela do último sábado, dia 18/12, não fosse o que nela aconteceu sob o olhar atento e extasiado de alguns poucos espectadores que não se intimidaram com a chuva e se fizeram presentes no Quintal Cultural, localizado na Av. 1º de Junho, Qd. 43, casa 06, Setor Tradicional de Planaltina-DF: o Grupo D’ARMAS de Arte e Cultura promoveu o I SARAU DO D’ARMAS, o qual contou com a participação de músicos, poetas, atores, dançarinos e artistas plásticos da cidade e convidados.
O Grupo D’ARMAS de Arte e Cultura de Planaltina é a mais nova referência cultural da cidade criado com o objetivo de mostrar aos quatro cantos de Brasília que em Planaltina-DF também se faz Cultura (e de boa qualidade!). Sua proposta é “arrebanhar” o maior número possível de artistas e divulgar o que eles têm de melhor por meio de SARAUS, FESTIVAIS DE MÚSICA, APRESENTAÇÕES DE TEATRO e EXPOSIÇÕES, e com isso mostrar à sociedade brasiliense que a Cultura de Planaltina não se restringe apenas à VIA SACRA e à FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO, com todo o respeito que essas duas manifestações religiosas (e também culturais) merecem.
Os presentes ao I SARAU DO D’ARMAS, organizado pelo Grupo D’ARMAS de Arte e Cultura, deleitaram-se com apresentações de teatro, dança do ventre, mostra de vídeos e poesias que, sob o comando do poeta planaltinense Luiz Felipe Vitelli, contou com a participação do poeta Joésio Menezes (da Academia Planaltinense de Letras) e de alguns integrantes do Tribo das Artes, grupo artístico e cultural de Taguatinga.
Entre os intervalos de uma apresentação e outra, os convidados puderam, ainda, prestigiar a exposição de Painéis em Graffiti, do artista plástico Pena Pride.
É de pessoas com iniciativas como essa que estamos precisando para mostrar a todos que Planaltina é um celeiro fecundo e inesgotável de Arte e Cultura.
E que venham outros grupos!!!






sábado, 11 de dezembro de 2010

ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS FESTEJA ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES EM 2010 COM MÚSICA E POESIA
Fonte: APL (Academia Planaltinense de Letras)


Aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 10/12, o ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES da Academia Planaltinense de Letras em 2010. O evento se deu no SALÃO CULTURAL do Casarão Hotel e reuniu um pequeno, porém seleto, grupo de espectadores que, atentos, deleitaram-se com o SARAU DE MÚSICA E POESIA proporcionado por aquela confraria. E mais uma vez, o grupo musical Riacho de Maná (composto pelos músicos Gersinho, Rodrigo do Cavaco, Henrique, Ari Feitosa e pelo músico e poeta Marcos Alagoas, titular da cadeira 11 da APL) marcou presença e deu um show à parte com seu belíssimo repertório da MPB, do qual fizeram parte algumas composições próprias.
Ao final do primeiro bloco de músicas apresentadas pelo grupo Riacho de Maná, os poetas Luiz Felipe Vitelli, Vivaldo Bernardes, Kora Lopes, Vanilson Reis, Adenir Oliveira, Xiko Mendes, Joésio Menezes e João Batista (coordenador do Projeto Rádio Diversidade e representante da Rádio Comunitária Utopia FM) presentearam a plateia com suas poesias, declamando-as com a sensibilidade e performance típicas dos poetas. A poetisa Geralda Vieira foi representada pela neta, Julianna Vieira, que leu uma poesia da avó em homenagem às mulheres.
Durante o evento, os poetas Geralda Vieira e Vivaldo Bernardes (ambos da APL) apresentaram ao público seus mais recentes trabalhos poéticos, os livros Do Meu, do Seu, do Nosso Coração e Flores e Pedras, respectivamente.
A noite festiva terminou da mesma forma que se iniciou: com os rapazes do grupo Riacho de Maná no palco, cantando e levando o público ao êxtase nirvânico. Mas como “tudo que é bom dura pouco”, tendo em vista o adiantado das horas (já passava das 22), a Presidenta da APL, Kora Lopes, em obediência à Lei 1.065/96 (Lei do Silêncio), agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a festa, prometendo para o ano vindouro outros eventos tão agradáveis como aquele.








sábado, 4 de dezembro de 2010