terça-feira, 18 de dezembro de 2007

ACADEMIA PLANALTINENSE DE LETRAS REALIZA II ENCONTRO ARTÍSTICO-CULTURAL
(Por D. Frampaso II)

A Academia Planaltinense de Letras realizou neste sábado, 15/12/07, o seu II Encontro Artístico-Cultural com a participação de dezenas de pessoas no Centro Educacional Delta, em Planaltina-DF. O Mestre de Cerimonial, acadêmico Nilton Alves, começou o evento com música clássica. Os alunos da Profª Ednalva Guimarães deram um show logo acompanhados pelo músico Vavado, que tocou várias modas de viola. Várias homenagens foram feitas a personalidades com relevantes serviços prestados a Planaltina.
Dona Stela D’Alva e seus familiares vieram de Goiânia para receber das mãos da Presidente da Academia, escritora Kora Lopes, as homenagens ao seu pai, o ex-Deputado já falecido, JOSÉ TEODOLINO DA ROCHA, autor do projeto de lei que deu à cidade a denominação PLANALTINA noventa anos atrás, em 1917. O Professor e escritor Delfino Domingos Spezia foi homenageado por ser o autor da letra do HINO DE PLANALTINA, ambos fatos que a maioria desconhecia. Os Srs. José Humberto Oliveira Brotas (Tibica) e Luís Rodrigues Lima também foram homenageados. Eles desenvolvem – o primeiro em Planaltina e o outro em Recanto das Emas – projetos que visam a popularização do livro e da leitura de forma gratuita à comunidade.
Durante o evento vários livros foram lançados. O acadêmico Joésio Menezes, já autor de vários livros de poesia, estreou na área de contos com “Um Dedo de Prosa”. A estudante Sandra C. Araújo lançou a antologia “Antônio Dó de Volta ao Grande Sertão Veredas” reunindo textos de Guimarães Rosa e cientistas estrangeiros que passaram pelo vão do Urucuia, noroeste de Minas. E o acadêmico Xiko Mendes apresentou ao público “Com a Palavra, O Menino da Capuava” (poesia), “Idéias para um novo Projeto de Cidade em Formoso de Minas” (dissertação sobre meio ambiente) e “Eco-história Local: Formoso em Sala de Aula” (livro didático). O Prefeito de Formoso, Luiz Carlos Silva, foi representado no evento pelo Dr. Garibaldi Hilário e sua esposa Drª Gláucia, respectivamente, Chefe de Gabinete e Secretária Municipal de Saúde daquele promissor município mineiro.
Os professores Edmílson Júnior, Vanilson Reis e Olgamir de Paiva se encarregaram de discorrer sobre a importância das obras lançadas. E o II Encontro Artístico-Cultural encerrou a noite de autógrafos com um sarau poético tendo a participação de vários intelectuais como a acadêmica Lourdes Silva, Vivaldo Bernardes, entre outros.

Um comentário:

Madalena Barranco disse...

Olá Joésio, foi um prazer "descobrir" seu outro blog e ler mais detalhes sobre o lançamento de "Um dedo de prosa". Beijos e sucesso para você e o pessoal da APL.