terça-feira, 2 de setembro de 2008



SEMANA DO FOLCLORE NACIONAL RESGATA AS RAÍZES DE PLANALTINA
(por Vitor Ferns/Ascom)


Catira, moda de viola, Bumba meu Boi, danças típicas, entre outras atrações. Três dias (22, 23 e 24/08) de festa marcaram a Semana do Folclore Nacional, com atrações locais e convidados especiais, como: Zé Mulato e Cassiano, Bumba Meu Boi (Seu Teodoro), Galvan e Galvãozinho.
O Administrador Regional, Aylton Gomes ficou feliz com o resultado do evento. “A cultura da nossa cidade é muito rica. Essa semana do Folclore é importantíssima, para o resgate de raízes de uma cidade com 149 anos de história e tradição”, enalteceu o Administrador.

SHOWS – As atrações musicais foram abertas pela Banda de Música Professor Limeira, regida por Israel Colona. Ainda no primeiro dia (sexta-feira, 22) a atração principal foi a dupla Zé Mulato e Cassiano, com a tradicional moda de viola. No sábado (23), o som ficou por conta de Ely Camargo e Juraildes da Cruz e banda. Para fechar a festa, no domingo (24), o show de Galvan e Galvãozinho foi a principal atração da noite.

TRADIÇÕES DE FÉ - No sábado e no domingo as raízes religiosas foram homenageadas, com a entrada das bandeiras do Divino Espírito Santo e da Folia de Reis.

HOMENAGENS – O grande homenageado da Semana Nacional do Folclore foi o Prof. Erasmo de Castro, representado pelos familiares, que receberam um troféu simbólico feito em madeira por artesãos da cidade. Todos os artistas que participaram, também ganharam o troféu como uma lembrança de participação.

DANÇAS TÍPICAS – Não faltou catira durante os três dias de evento, com os grupos Unidos da Fé (Planaltina-DF), Tradição por paixão (Planaltina-GO), o Grupo de Amizade (Formosa-GO) e Os Considerados (Planaltina-DF). No último dia, o grupo Os Tapejaras da Estância apresentou dança gaúcha.

OUTRAS ARTES – A peça teatral “Auto de Santo Antônio” fez a abertura evento no fim da tarde de sábado. Grupo de Capoeira Gingarte também participou da Semana do Folclore no último dia do evento.

(Fonte: www.planaltina.df.gov.br)

Nenhum comentário: