quarta-feira, 23 de abril de 2008


DIA MUNDIAL DO LIVRO E DO DIREITO DO AUTOR

Hoje, 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.
Instituída pela Unesco em 1995, a data visa atrair a atenção das autoridades governamentais e da população para este que é um dos meios de transmissão de conhecimento mais universais e eficazes que existem, mesmo depois da chegada da internet.
É ele, o livro, um companheiro fiel e capaz de nos levar às mais diversas viagens que a nossa imaginação possa nos permitir. Através dele podemos navegar pelas “águas dos mares nunca dantes navegados” ou até mesmo atravessar as fronteiras do Universo em direção à Via Láctea de Olavo Bilac. O livro permite-nos ainda realizar o sonho do historiador e poeta formosense Xiko Mendes: “beijar as estrelas, seduzir as flores, assustar o vento, passar as mãos na superfície dos céus...” Porém, de nada adiantaria comemorar Dia Mundial do Livro se não nos lembrarmos de ressaltar o Direito do Autor (também “comemorado” em 23 de abril) que, vergonhosa e indiscriminadamente, vem sendo desrespeitado mundo afora.
A escolha do deve-se ao fato que vários escritores consagrados, como Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Vladimir Nabokov e Josep Pla, nasceram ou morreram em um 23 de abril.
Mais informações sobre o Dia Mundial do Livro no site www.unesco.org/culture/bookday.

Nenhum comentário: