quarta-feira, 21 de maio de 2008


UM POUCO MAIS SOBRE PLANALTINA

Planaltina é uma das regiões administrativas mais antigas do atual Distrito Federal (em agosto completará 149 anos), com 1534 km² e aproximadamente 234 mil habitantes. Originalmente um município goiano, teve parte de seu território integrado ao novo Distrito Federal, quando da transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília, em 1960. As primeiras abordagens nessa cidade datam da metade do século XVIII, onde ela passa a ser cursada como caminho da estrada real, empregada para o escoamento de ouro e arrecadação de dízimos territoriais à coroa.
No ano de 1892, acontece um fato que ligará definitivamente Planaltina a Brasilia: trata-se da vinda da Comissão Cruls que realizou os primeiros estudos para a implantação da futura Capital Federal no Planalto Central. O então Presidente da República, Epitácio Pessoa, baixou o Decreto nº 4494 de 18 de janeiro de 1922, determinando o assentamento da Pedra Fundamental - 7 de setembro de 1922, onde ali pretendia construir a futura capital do Brasil. Em ensejo da aposição do DF em artefato da municipalidade de Planaltina, a partir do dia 20 de abril de 1960, data da inauguração de Brasília como Capital do Brasil, Planaltina teve seu território desmembrado em duas partes, permanecendo sua sede dentro da extensão do Distrito Federal, ajuntada à estrutura administrativa que se implantou, na categoria de Cidade Satélite do DF, perdendo assim a sua autonomia Política a Administrativa. A outra parte do município que ficou fora do quadrilátero do DF continuou a pertencer ao Estado de Goiás e sua nova sede recebeu o nome de Planaltina de Goiás, popularmente conhecida com Brasilinha.
Planaltina é uma localidade abastada em tradição popular. Folias do Divino e de Reis fazem parte dos costumes preservados.






Fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Planaltina_(Distrito_Federal)

Nenhum comentário: