domingo, 1 de junho de 2008


FESTA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO DE PLANALTINA RECEBE CERCA DE 30 MIL FIÉIS
(Fonte: www.cruzeiro.df.gov.br)

O governador José Roberto Arruda manteve, na manhã do dia 10/05, a tradição de visitar a festa do Divino Espírito Santo de Planaltina. O acontecimento, que já tem tradição centenária, celebra o dia de Pentecostes, sempre comemorado 50 dias após a Páscoa. Durante toda a manhã pelo menos 10 mil fiéis caminharam pelas ruas, rezaram e cantaram. O ponto alto do dia foi o encontro das folias que representam as quatro paróquias da cidade (São Sebastião, São Vicente de Paulo, Nossa Senhora do Calvário e Santa Rita de Cássia) e a que vem do campo, a Folia Rural, em frente à Praça Padre Antônio.
“O que essa festa traz de mais bonito é a devoção do povo. O encontro das bandeiras é muito bonito e é uma demonstração da fé e da emoção coletiva dos fiéis de Planaltina. É muito importante preservar essas tradições e o que eu puder fazer para preservá-las, vou fazer”, garante Arruda. As celebrações começaram logo cedo com o passeio das folias pelas ruas da cidade, parando nas casas dos festeiros, moradores que abriam suas portas para os fiéis e os ofereciam comida e um altar. Em cada parada, o Espírito Santo era exaltado com vivas por todos.
Depois do encontro das bandeiras, os foliões recebem o almoço, que já tem um cardápio tradicional. São servidos gueroba com carne de porco, almôndega, carne de panela, arroz, feijão e salada. “A tradição do encontro das folias começou porque a cidade foi crescendo e ganhando novas paróquias. É uma forma de o povo mostrar sua união e caridade, já que cada um colabora como pode”, explica o administrador de Planaltina, Aylton Gomes.
A festa do divino Espírito Santo sempre começa a ser organizada no Dia de Pentecostes do ano anterior. “Quando a missa de domingo é celebrada, o padre já anuncia os imperadores e foliões de rua para o ano seguinte. E para mim é a realização de um sonho fazer parte disso tudo”, explica, emocionada, Maria Luci, que como imperatriz é responsável, junto com seu marido e o outro casal eleito, por organizar a folia deste ano.
E as comemorações não ficam somente entre os mais velhos. Crianças e jovens são vistos acompanhando as folias e esperando na praça do encontro pela chegada das bandeiras. Um exemplo disso é o grupo do Espaço Musical Antônio Limeira, que leva para festa 37 alunos de escolas públicas tocando instrumentos de sopro e percussão. “Os meninos e meninas têm entre 9 e 18 anos e vêem na festa uma forma de mostrar para a comunidade o que estão aprendendo. Os jovens estão sempre interessados em participar da folia e se interessam mais pela música”, explica Israel Colonna, músico formado pela Universidade de Brasília que dá aulas na rede pública de ensino, em Planaltina.

Nenhum comentário: