terça-feira, 3 de junho de 2008


UM BREVE PASSEIO PELA HISTÓRIA (MISSÃO CRULS/PLANALTINA)
(Fonte: www.correioweb.com.br)

Quem acha que a história do Distrito Federal começa em 21 de abril de 1960, engana-se. Em 1892, a expedição Cruls, a mando do presidente Floriano Peixoto, veio ao Planalto Central estudar a área onde deveria ser erguida a capital do país. O grupo de 22 homens, chefiado por Luiz Cruls, passou por Planaltina, que à época chamava-se Mestre D’Armas.
Perto da modernidade de Brasília, Planaltina é o próprio vestígio do passado. Há casarões do século 18 nas ruas estreitas da cidade. Por ali passaram os homens da Missão Cruls, que em 1892, estiveram no Centro-Oeste, estudando a região. À época o local chamava-se Vila Mestre D’Armas por causa de um armeiro que morava lá. Em 1917, o nome da cidade mudou para Planaltina. Quando Brasília foi criada, o município goiano foi incorporado ao Distrito Federal. Na praça Coronel Salviano Monteiro Guimarães está o Museu Histórico e Artístico de Planaltina. O prédio do museu já foi a casa da família Guimarães, influente na cidade e na região. A mobília e os pertences da família estão expostos aos visitantes (resta saber onde!). Entre os objetos, o primeiro piano trazido para Goiás. Na praça São Sebastião Mestre D’Armas está a Igreja de São Sebastião, construída em 1870, em estilo colonial.
Há nove quilômetros de Planaltina, no Morro do Centenário, está fincada a pedra fundamental de construção da Capital da República. O monumento, erguido em 1922, a mando do presidente Epitácio Pessoa, marca o centro geográfico da América do Sul. É composto por 33 pedras de concreto, que representam os 33 primeiros anos da República (de 1889 a 1922). Para inaugurá-lo, no dia 7 de setembro de 1922, o então presidente e a comitiva vieram do Rio de Janeiro para cá em 15 caminhões. Sessenta anos depois, em 1982, o Governo do Distrito Federal decretou o tombamento provisório da Pedra Fundamental.

Um comentário:

Ozenilda Amorim disse...

menino, esse mundo é pequeno. Encontri você aqui.