quinta-feira, 5 de junho de 2008


PRIMEIRO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR TERÁ IDOSOS E QUEM DECLAROU ANTES
(Fonte: www.correiobraziliense.com.br)

A Receita Federal do Brasil vai liberar às 8h da próxima segunda-feira a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2008 (ano-base 2007). Para saber se terá a restituição liberada, o contribuinte poderá acessar a página da Receita (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 146. É preciso informar apenas o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Nesse lote foram liberadas 1.379.175 restituições, totalizando R$ 1,7 bilhão. O lote inclui todos os contribuintes amparados pelo Estatuto do Idoso que não apresentaram pendências nas declarações, além dos contribuintes que entregaram as declarações nos primeiros dias.
Os valores estarão disponíveis para o contribuinte no dia 16. O montante a restituir encontra-se acrescido de 1,88%, correspondente à variação da taxa Selic do mês de maio e de mais 1% referente ao mês de junho.
Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil, ou ligar para qualquer agência do BB. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet (www.receita.fazenda.gov.br). Neste ano, serão sete lotes, pagos entre junho e dezembro. O prazo de declaração do IR 2008 se encerrou no início de maio. A Receita Federal recebeu 24,2 milhões de declarações. Foram 23,907 milhões pela internet e cerca de 300 mil em formulário.
Quem não declarou dentro do prazo pagará multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido. A entrega para os atrasados ocorre também no site da Receita --o valor da multa sobe 1% a cada mês. No ano passado, foram recebidas 740 mil declarações atrasadas.

Confira as datas do pagamento de cada lote:

1° Lote: 16 de junho
2° Lote: 15 de julho
3° Lote: 15 de agosto
4° Lote: 15 de setembro
5° Lote: 15 de outubro
6° Lote: 17 de novembro
7° Lote: 15 de dezembro

Nenhum comentário: