domingo, 27 de julho de 2008


CONSTRUINDO VIDAS E SONHOS

A cearense Maria Augusta Erick Menezes estudou fora do Brasil e quando voltou desenvolveu projetos sociais em vários estados do Brasil, mas foi Brasília que ela escolheu para morar e ajudar os mais pobres como podia. Arrecadava mantimentos, ensinava a melhorar a renda e organizava mutirões para fazer tijolos para casas populares. Por isso, ficou conhecida como Maria do Barro.
Há dois anos, Maria do Barro morreu. Mas seu ideal continua vivo numa comunidade em Buritis II, em Planaltina. No local funcionava um dos projetos sociais que ela idealizou. Agora, Idalete Silva, aluna e admiradora de Maria do Barro, faz de tudo para continuar o trabalho na comunidade Barro Vivo..
No local, funciona a oficina de artesanato da comunidade. Donas-de-casa aprendem uma profissão para melhorar a renda. Maria do Barro ensinou a arte do tear para fazer tapetes, quadros, jogos americanos e muitas outras coisas. Com ajuda de profissionais voluntários, elas foram melhorando a técnica e entrando no mercado de trabalho.

(Fonte: www.dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV)

Nenhum comentário: