quinta-feira, 3 de julho de 2008


PLANALTINA: 149 ANOS
(Fonte: www.rollemberg.com.br/noticias)

A cidade de Planaltina estará em festa durante todo o mês de agosto. São as comemorações pelos 149 anos de fundação da cidade. A programação de aniversário é extensa. Inclui espetáculos, exposições, torneios esportivos, oficinas de qualificação, teatro, poesia e encontros religiosos. O ponto alto, no entanto, será o desfile cívico com participação das escolas da cidade.
A fundação de Planaltina ocorreu no dia 19 de agosto de 1859. A cidade conhecida como Mestre D'Armas, só recebeu o nome atual em 1917. O marco na história de Planaltina, porém, deve-se à Missão Cruls. Em 1892, a comissão formada por geólogos, médicos, botânicos e astrônomos escolheu a região onde está Planaltina como território ideal para interiorizar a capital do país.
Mais de 70 anos depois, quando enfim a capital foi transferida para o Planalto Central, a delimitação do novo Distrito Federal acabou por dividir a cidade de Planaltina ao meio. Daí a existência atual de duas Planaltinas, a que virou cidade satélite do Distrito Federal e a Planaltina de Goiás, também conhecida como Brasilinha.
Para recuperar a perda da identidade cultural que atingiu Planaltina com o passar dos anos, antigos moradores iniciaram uma campanha para retomada das tradições da cidade, culminados com a criação do Museu Histórico e Artístico de Planaltina em 1974, situado na casa mais antiga de Planaltina, supostamente doada por seus antigos moradores, o casal Maria América Guimarães e Francisco Mundim Guimarães.

Nenhum comentário: