sábado, 21 de março de 2009


MORADORES DO ARAPOANGA RECEBEM CENTRO DE SAÚDE 24 HORAS
(por Verônica Soares)

Depois de 20 anos de existência e com aproximadamente 50 mil habitantes, bairro Arapoanga, em Planaltina, ganha seu primeiro Centro de Saúde, inaugurado quinta-feira (19/03) pelo governador José Roberto Arruda. O Centro de Saúde 5 vai trabalhar com a Atenção Básica da Família, constituindo na segunda unidade de saúde do Distrito Federal a atender exclusivamente esse programa.
No espaço, trabalharão cinco equipes, cada uma das quais integrada por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e cinco agentes comunitários, que farão o atendimento de acordo com a quadra onde reside o paciente. Além disso, serão prestados atendimentos ambulatoriais nas especialidades de clínica médica, pediatria e ginecologia, além de vacinação, curativos e medicação. A cidade Estrutural foi a primeira a receber o Centro de Saúde voltado para o Saúde da Família.
Antes, quando a população de Arapoanga precisava de cuidados médicos, o jeito era ir para o Hospital Regional de Planaltina (HRP). O secretário de Saúde, Augusto Carvalho, espera que a inauguração da unidade diminua significativamente o número de pacientes no HRP. “Esperamos que apenas os casos mais graves sejam transferidos pra lá”, disse.
A inauguração de um posto de saúde no bairro era uma velha reivindicação da população. Há três meses, o prédio ficou pronto, mas devido a falta de equipamentos somente agora foi possível a inauguração. Segundo Augusto Carvalho, outro problema que contribuiu para a demora foi falta de profissionais da saúde. Dos 80 médicos aprovados em concurso convocados para trabalhar no Saúde da Família, 62 desistiram de tomar posse; apenas 18 assumiram.
“Espero que outros médicos aceitem a convocação para completar o quadro do centro de saúde. Precisamos levar saúde também para os lugares mais distantes”, ressaltou o governador.
Além do centro de Arapoanga, está previsto para serem inaugurados nos próximos meses mais quatro centros voltados para o atendimento do Saúde da Família. O Centro de Saúde do bairro Mestre D’armas, também em Planaltina, será inaugurado na próxima semana. O bairro do São José, em Brazlândia, Riacho Fundo II e Itapoã serão os próximos a ter as suas unidades de saúde inauguradas.
“A inauguração desses centros de saúde é um passo importante para expandir a rede física de saúde do DF”, disse o governador. “Houve um crescimento populacional e a rede ficou saturada. Com a expansão, vai melhorar principalmente o atendimento nos hospitais, que estão superlotados, como o Hospital de Base.”
O novo Centro de Saúde custou aos cofres do governo do Distrito Federal R$ 2,3 milhões. Com 1,1 mil metros quadrados, conta com seis consultórios médicos, dois consultórios para atendimento ginecológico, seis consultórios de enfermagem e consultório odontológico equipado com quatro cadeiras.
Inicialmente, o centro atenderá de 8 às 12 horas e de 13 às 17 horas. Após a formação completa da equipe, a unidade ficará aberta para a população até às 23 horas, e, aos sábados e domingos, a emergência funcionará 24 horas

(Fonte: Tribuna Brasil)

Nenhum comentário: