sábado, 28 de março de 2009


PLANALTINA PROMOVE A SAÚDE DA MULHER
(por Antônio Caetano/SES/GDF)
Fotos: Sérgio Pascoal - SES/DF

As mulheres de Planaltina vão contar a partir de agora com palestras de importância sobre a saúde da mulher. O Hospital Regional de Planaltina (HRP) preparou um calendário mensal com temas diversos. Na segunda-feira (dia 23/03), o tema apresentado foi câncer de colo de útero, prevenção e dúvidas.
O palestrante, o médico oncologista, Cezar Alencar, da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) falou sobre essa doença, de interesse para a maioria das mulheres. Segundo estatística realizada pelo Ministério da Saúde, somente em 2008 foram detectados 20 mil novos casos, com 5.800 óbitos. No intervalo da palestra, dois saxofonistas do Corpo de Bombeiros se apresentaram com um repertório de MPB.

“Resolvemos fazer um calendário mensal com várias palestras, todas elas com temas sobre a saúde da mulher, direcionado exclusivamente para as mulheres da nossa comunidade. Todas estão convidadas a participar, divulgaremos com antecedência as datas”, enfatiza o médico Valdir Ximenes, diretor de saúde de Planaltina. Servidoras do HRP e donas de casa da comunidade lotaram o auditório do hospital e aprenderam como se prevenir de um dos maiores vilões da doença, o HPV transmitido através de relação sexual.
Alencar informa que toda mulher deve se preocupar com a prevenção do câncer de colo de útero, logo após iniciar a vida sexual e realizar o exame de Papanicolau pelo menos uma vez por ano. O exame deve ser feito por mulheres de qualquer idade que tenham vida sexual ativa.
Outras informações sobre as palestras no telefone: 3388-9795 ou no Núcleo de Trabalho e Educação da Regional.

(Fonte: www.saude.df.gov.br)

Nenhum comentário: