sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PROJETO RÁDIO DIVERSIDADE

Foto: Projeto Rádio Diversidade

Desde 2006, a Rádio Utopia FM, em parceria com as escolas públicas de Planaltina-DF e a Faculdade de Comunicação da UnB (Campus Planaltina), desenvolve o Projeto Rádio Diversidade. Nesse projeto, os estudantes daquelas escolas fazem programas radiofônicos cujos assuntos são relativos à comunidade. O atendimento pedagógico é feito em oficinas e seminários que tratam de temas sobre a diversidade cultural e ambiental, complementando, dessa forma, o trabalho desenvolvido na educação formal.
Além da produção radiofônica, o projeto estimula ainda a produção literária dos estudantes, o que já resultou na publicação de dois livros: Projeto Rádio Diversidade - Poesia e Prosa (abril/2009) e Projeto Rádio Diversidade - Poesia e Prosa II (outubro/2010), em que os textos, resultantes de trabalhos pedagógicos realizados em sala de aula, trazem temas do cotidiano e outros notadamente relacionados às questões ambientais.
O Rádio Diversidade é um projeto que visa oportunizar a todos os cidadãos de Planaltina espaços de visibilidade do ser e do fazer, mostrando a todos que a Cultura e a Informação têm várias faces, e a sua principal proposta é discutir, conhecer e valorizar a diversidade cultural e ambiental da nossa cidade.
Segundo a professora Olgamir Amância (UnB-FUP), uma das parceiras do projeto, o Rádio Diversidade tem se constituído em um dos principais catalisadores dos inúmeros movimentos que a sociedade planaltinense realiza em busca de autonomia.

Fonte: Academia Planaltinese de Letras

Nenhum comentário: