terça-feira, 5 de agosto de 2008


ARAPOANGA GANHA MAIS UMA ESCOLA
(por Natália Chaves)

Com capacidade para atender cerca de 700 alunos, a Escola Classe Condomínio Arapoanga, em Planaltina, foi inaugurada nesta segunda-feira (04/08) pelo governador José Roberto Arruda. Ainda em Planaltina, o governador visitou o Centro de Ensino Fundamental do Arapoanga, onde deu início ao projeto Educação e Inclusão Digital, que atenderá 880 alunos.
A Escola Classe Condomínio Arapoanga custou R$ 2,6 milhões e conta com 14 salas de aulas, quadra de esportes e parque infantil, além de biblioteca e salas de leitura e de vídeo. Com quase 800 metros quadrados, possui ainda adaptações para portadores de necessidades especiais, como rampas, corrimão, sinalização em Braille, sanitários e balcão de atendimento. O novo centro de ensino conta também com uma ampla área construída no subsolo, que funcionará como um salão de múltiplas funções. O espaço será palco de atividades culturais, esportivas e pedagógicas.
O senador Cristovam Buarque também esteve na inauguração e destacou que o governo que investe em escolas ajuda a melhorar o futuro do país. "Brasília com certeza será um exemplo em educação para todo o Brasil", disse o senador.
A inauguração da Escola Classe Condomínio Arapoanga é a primeira de uma série de seis unidades que serão entregues à comunidade neste mês de agosto. Os estabelecimentos de ensino, cinco novos e um totalmente reformado, atenderão a aproximadamente seis mil alunos e são resultado do investimento de R$ 13,7 milhões. "As crianças que moram na região não precisarão mais se deslocar de ônibus para estudar", ressaltou Arruda.
Moradora do Arapoanga há nove anos, a dona de casa Marcia da Silva Souza, 30 anos, ficou muito feliz com a nova escola. "Meus dois filhos pegavam ônibus todos os dias para ir à aula Agora estão estudando perto de casa", comemorou
Durante visita ao Arapoanga, Arruda também autorizou a construção da terceira escola da região. "Mais de duas mil crianças ainda precisam sair daqui todos os dias para estudar. Queremos que todos possam freqüentar uma escola perto de casa", afirmou o governador. Moradora do bairro há 10 anos, Maria da Conceição Silva, 36 anos, cedeu um terreno para a construção do novo centro de ensino. "O espaço está inutilizado e nada melhor do que ser usado para a educação", disse ela.
"Até hoje havia no Arapoanga somente um centro de ensino que atendia alunos da 2ª a 7ª séries. A partir de agora, a comunidade contará com mais uma escola para atender alunos da educação infantil até a 8ª série, ou seja, todo o ensino fundamental", disse o secretário de Educação, José Luiz Valente.

Projeto Educação e Inclusão Digital
O projeto Educação e Inclusão Digital, iniciado hoje no Centro de Ensino Fundamental do Arapoanga, prevê o atendimento de alunos de 4ª a 7ª séries, inclusive turmas de aceleração escolar. O trabalho é fruto da parceria com a ONG Missão Criança, que doou uma unidade móvel de informática com 12 computadores. O projeto criado por Cristovam Buarque tem como objetivo promover a inclusão digital para crianças de família de baixa renda. "O computador é uma grande ferramenta para alfabetização de jovens e adultos. Por isso trouxemos o projeto para esta escola", explicou Cristovam.
O centro de ensino do Arapoanga tem 1.700 alunos matriculados, sendo 250 no período noturno e o restante dividido entre os turnos da manhã e da tarde. Desenvolve diversos programas educacionais, entre eles o de Educação Integral, que atende 220 estudantes de 5ª série, e aceleração escolar.

(Fonte: www.cristovam.org.br)

Nenhum comentário: