segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Fotos: Ronaldo Barroso e Sandro Alex Dias
PLANALTINA RUMO AOS 150 ANOS
(por Emanuelle Coelho)

A cidade de Planaltina estará em festa durante todo o mês de agosto. São as comemorações pelos 149 anos de fundação da cidade.
A programação de aniversário é extensa. Inclui espetáculos, exposições (no Parque de Eventos de Planaltina), Grande Roda de Capoeira com todos os grupos da cidade, Basquete de cadeirantes, desfile cívico, atividades esportivas, campeonato de truco, shows, festival universitário, o baile da cidade (a ser realizado no dia 23 de agosto) e, como não poderia faltar, o bolo de aniversário de 149 metros.
A expectativa dos organizadores é a de superar o sucesso das outras festas. “Estamos preparando uma festa inesquecível, onde será a oportunidade de celebrar o aniversário de 149 anos da nossa cidade”, afirmou Aylton Gomes , administrador regional de Planaltina.
Para o administrador, falar da cidade é falar de Brasília, pois foi onde tudo começou. "É uma cidade esperançosa, um povo que nunca desistiu e hoje estamos na etapa da evolução e do crescimento da cidade. Nunca se investiu tanto como agora em Planaltina. Serão R$ 140 milhões de recursos para a melhoria da cidade. Com certeza, Planaltina tem muito o que comemorar nesse aniversário".

(Fonte: www.brasiliagora.com.br)



UM POUCO DA SUA HISTÓRIA
Foi em busca do ouro que, no final do século XVIII, bandeirantes paulistas pisaram pela primeira vez no lugar que daria origem à cidade de Planaltina.
O primeiro nome dado à comarca, arraial Mestre D’Armas, é uma referência a um habilidoso ferreiro que vivia na região por volta de 1790. O lugar inicialmente pertencia à Vila de Santa Luzia, hoje Luziânia (GO). Pouco tempo depois, em 1837, o território passa a fazer parte de Vila Formosa de Imperatriz(Frmosa-GO)
Em19 de agosto de1859, foi elevado à categoria de Distrito, em data que se comemora oficialmente o aniversário de Planaltina.
Em 1891, Mestre D’Armas separa-se de Formosa e é transformado em uma vila. U m ano depois começam a ser instalados os primeiros estabelecimentos públicos, Neste mesmo ano, o presidente Floriano Peixoto estabelece a Comissão Exploradora do Planalto Central, liderada pelo geógrafo Luiz Cruls. O objetivo era demarcar a área
em que seria implantada a capital do Brasil no interior do país.
Em1910 foi rebatizado com o nome Altamir, que significa boa miragem. O nome
Planaltina só apareceu sete anos depois, em referência ao planalto onde se encontrava.
No dia 7 de setembro de1922 é assentada a Pedra Fundamental, demarcando o lugar para implantação da nova Capital brasileira. Mais de cinco décadas depois, a cidade estava integrada ao projeto de ocupação do interior.

(Fonte: Correio Braziliense, Brasília, domingo, 23 de janeiro de 2005)

Nenhum comentário: