terça-feira, 12 de agosto de 2008


ASSIM COMO SANTA MARIA, PLANALTINA E CEILÂNDIA TAMBÉM QUEREM BONS NÚMEROS
(por Débora Teixeira)

Após a divulgação de que o índice de homicídios em Santa Maria foi zerado, a Tribuna do Brasil, com base na estatística divulgada pela Secretaria de Segurança Pública, foi conferir de perto nas cidades mais violentas do DF – Ceilândia e Planaltina, respectivamente – se os registros de assassinatos também estavam diminuindo. A reportagem checou as delegacias que atendem as duas regiões e constatou uma boa notícia para a cidade: os homicídios estão em queda no Distrito Federal.
Apesar de algumas cidades continuarem sendo consideradas perigosas pela própria polícia, os delegados responsáveis pelas DPs em Ceilândia e Planaltina afirmam que estão trabalhando para que os números continuem caindo. Nas duas cidades, o trabalho foi intensificado para que todos os casos sejam solucionados com flagrantes. Segundo os delegados ouvidos pela reportagem, essa é a forma mais eficaz de reduzir as ocorrências.
O fato de o delegado da 33ª DP, João Carlos Lóssio, ter conseguido zerar os índices de homicídios em Santa Maria, levou as outras regiões do DF a correrem atrás do prejuízo e conquistarem estatísticas iguais. Uma concorrência sadia e que só trará ganhos à população.
O delegado da 16ª DP de Planaltina, Marcos Antônio Oliveira, afirmou que durante os dois últimos meses não houve assassinatos na região atendida pela delegacia. "O resultado é fruto de muito trabalho e dedicação da polícia", ressaltou. A equipe da 16ª DP tem trabalhado com foco no tráfico de drogas. Oliveira acredita que os traficantes sejam os principais causadores de crimes no local. "Nos últimos dias prendemos oito pessoas envolvidas com venda de entorpecentes", informou.
Segundo Marcos, o número de ocorrências tem diminuído na delegacia. Há 45 dias não acontecem casos com vítima fatal e os casos de roubos também estão caindo. "Todos os dias cumprimos mandatos de prisão, para mantermos os criminosos na cadeia. Assim, a população terá mais tranqüilidade", contou.

Ceilândia
Embora o delegado da 19ª DP, em Ceilândia, Raimundo Vanderly Alves de Melo, ainda não possa comemorar um baixo índice de homicídios na região atendida pela sua delegacia, já se percebe uma ponta de satisfação com a queda de ocorrências registradas. Ele defende a idéia de que a cidade tem um número populacional maior e que a baixa renda dos moradores dificulta a redução dos homicídios. "Foram cinco mortes em junho e estamos na metade deste mês, com apenas três casos. É um número que está dentro do nosso percentual", alertou.
Segundo Vanderly, desde março desse ano, o trabalho para reduzir os homicídios foi intensificado. Assim como na delegacia de Santa Maria, o delegado trabalha com a intenção de efetuar o máximo de prisões em flagrante possíveis. "Nos três casos de mortes deste mês, os acusados estão presos, prova de que o trabalho vem dando certo."
Apesar de os delegados constatarem essa redução, a estatística dos primeiros meses divulgada pela Secretaria de Segurança Pública traz números superiores de assassinatos em 2008 do que os registrados no mesmo período em 2007. Em Ceilândia foram totalizadas 43 mortes de janeiro a abril desse ano, contra 36 no ano passado. Em Planaltina, nesse mesmo período, foram 14 mortes no ano anterior contra 24 em 2008. E até Santa Maria, que agora apresenta zero de homicídios, tinha o número mais alto que do ano passado: de janeiro a abril de 2007 foram 17 mortes e no mesmo período desse ano, 21 homicídios.

(Fonte: www.sinpodf.org.br)

Nenhum comentário: