quinta-feira, 21 de agosto de 2008


MUSEU ITINERANTE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA CHEGA A PLANALTINA

A população de Planaltina, cidade-satélite de Brasília tem, até sábado (23), a oportunidade de participar das atividades do programa do Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia (Promusit), que é uma iniciativa da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). O projeto vai passar por quatro cidades do Distrito Federal (DF) até 6 de setembro.
O Promusit é um projeto científico montado em um caminhão que percorre todo o País. Até chegar ao DF, o veículo rodou aproximadamente 2.100 quilômetros. Depois de descarregado, se torna um espaço semelhante a um auditório, equipado com sistemas de comunicação via satélite, internet, multimídia, para palestras, conferências e demonstrações.
O Museu Itinerante tem um trabalho interativo, no qual os participantes aprendem de maneira divertida as várias etapas do processo científico. Para isso, são utilizados equipamentos como planetário inflável, giroscópio humano, canhão de ar, relógio de Sol, harpa laser e uma pequena estação de tratamento de água.
O secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Joe Valle, explica que nessa atividade são apresentados mais de 80 experimentos científicos, além de kits pedagógicos, todos transportados de cidade em cidade. “Quero convidar a população para levar seus filhos e participar das atividades”, ressaltou.
A primeira cidade satélite atendida pelo Promusit, foi o Gama. Agora é a vez de Planaltina, que comemora 149 anos hoje. Além do secretario Joe Valle, participaram da solenidade, o administrador de Planaltina, Aylton Gomes , e o deputado Federal, Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), A entrada para o Promusit é gratuita.

(Fonte: www.agenciact.mct.gov.br/index)

Nenhum comentário: